sábado, 26 de julho de 2008

Sou um aposentado previlegiado pois aposentei-me pela USIMINAS, empresa que, sendo originalmente estatal, tem uma caixa de complementação salarial para os seus aposentados. Entretanto, vendo a enorme dificuldade pela qual passa grande parte de nosso povo brasileiro, que lutou para fazer desse um grande país não posso ficar parado no tempo esperando favores do governo. São trabalhadores que tinham descontado em seus salários um percentual para a previdência social, atualizado anualmente pelo salário mínimo, sem direito a sonegar (já recebiam descontado) e que, honestamente cumpriam seu papel na sociedade sem roubá-la, pensando somente em criar e dar de comer a seus filhos. É muito sofrimento pelo Brasil afora quando se fala de aposentados. Principalmente aqueles de salários mais baixos e que hoje são os mais oprimidos pois, na maioria das vezes, já não têm nem mais forças para complementar seus baixos "malefícios" da previdência social. Uma aposentadoria dígna não é favor, é obrigação. Nós pagamos para isto. Pagamos para ter uma velhice mais tranquila e hoje, vemos aposentados já idosos que têm como única renda da família a sua minguada aposentadoria, sustendendo as vezes, esposa, filhos genros e netos.
Enquanto isto, a máquina de fazer preguiçosos e ex-trabalhadores continua tendo aumento. Refiro-me as bolsas do governo. O que deveria ser um paliativo está se tornando uma fonte perene de sustento para as famílias, sem que haja necessidade de se procurar trabalho. Ficam acostumados a viver com pouco e, como, se trabalhassem num serviço mal remunerado, já viveriam com pouco mesmo e então, por que trabalhar?
Vendo tudo isto, assistindo a essa misérável vida de aposentados, sendo alguns já bastante idosos e sofridos, não posse ficar imune a todos esses nossos irmãos que não têm a quem apelar, senão a Deus.
E como, graças a Ele, tenho uma vida mais tranquila com aposentadoria complementar, estou procurando dar minha colaboração. Não sei se é corajosa, mas sei que é muito difícil.
As associações de aposentados se proliferam mas não têm outro cunho senão o "social". Aulas de dança, crochet etc. Sindicatos só "pensam" no trabalhador enquanto na ativa. Aposentados são só aposentados. Será? Nao! APOSENTADOS SÃO EX-TRABALHADORES MAS NÃO SÃO EX-ELEITORES. São cidadãos, têm sentimentos e necessidades. Com a força de nossos votos poderemos, com muita união, mudar o quadro político brasileiro. Não sou vinculado a nenhum partido político e, muito menos, candidato a algum cargo eleitoral.
Estamos lutando pela aprovação da emenda do senador Paulo Paim. Tal emenda concede aos aposentados e pensionistas o mesmo percentual de aumento do salário mínimo. Ainda não é o bastante. Mas é o que se está mais próximo (apesar das enormes dificuldades) de se conseguir. A emenda já foi aprovada pelo Senado e por uma comissão na Câmara Federal. Mas os deputados que apoiam nossa causa dizem que "sem pressão não conseguiramos fazer com que tal emenda seja votada". E o senhor presidente Lula já disse que, se aprovada, ele vai vetá-la. Por isto é grande a nossa luta. Temos que nos mobilizar para pressionar a votação e não deixar que o presidente vete.
No próximo dia 12, as 15h30m, estaremos na praça 7, aqui em Belo Horizonte promovendo uma manifestação. Solicitamos o apoio da Federação dos Aposentados, da Associação dos Aposentados e da Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Contagem, Belo Horizonte e região. Queremos ser vistos para sermos ouvidos. Queremos sensibilizar a todos os aposentados do Brasil para que se unam a nós para que possamos ir a Brasília, já não mais para pedir e sim, para exigir, de forma pacífica mas irredutível, que sejamos atendidos em nossas necessidades.
Depois de conseguirmos a aprovação dessa emenda, estaremos fortes e unidos e então, partiremos para exigir a recomposição dos valores das aposentadorias e pensões.
Todas as terças-feiras, nós nos reunimos na rua dos Goitacazes, 14, sala 403 às 19h. Sentiremos muito horados com sua presença na manifestação e/ou nas reuniões e contamos também com a divulgação desse nosso trabalho em sua cidade e em sua comunidade.
Procuraremos fazer com que Minas Gerais berço das lutas pela liberdade, seja também berço das lutas dos aposentados por uma vida dígna.

Coraci Queiroga de Aguiar

Nenhum comentário: